terça-feira, 30 de setembro de 2008
1º de outubro o "Dia Nacional de Doação de Leite Humano"
O leite humano é doado para recém-nascidos prematuros e outros bebês impossibilitados de receberem o leite diretamente da mãe. "O leite materno é importante, pois contém nutrientes adequados para o crescimento do recém-nascido. Além disso, há o aspecto imunológico: o leite transmite anticorpos que protegem o bebê de doenças que a doadora já teve", explica Maria Aparecida Mezzacappa, neonatologista e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Muitos bebês também são alérgicos ao leite de vaca e de outros animais e precisam receber o leite humano. Quando o leite é doado de mãe para filho (em casos de recém-nascidos prematuros), os vínculos entre eles são fortalecidos e o leite tem a condição nutricional adequada para o bebê.
Por normas do Ministério da Saúde, o leite deve ser pasteurizado antes de ser distribuído. "Mas quando a mãe doa o leite diretamente para seu filho é possível utilizar o leite cru (sem pasteurização)", explica Mezzacappa.
Veja onde são os Bancos de Leite Humano:
http://www2.fiocruz.br/bancosdedados/blh/cadastro/portal_blh/blh_brasil.php
Marcadores:
DICAS DE SAÚDE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário